Para fechar 2017 com muita energia, os alunos da Faced Senior participaram de uma grande troca de informações sobre auto estima, com os palestrantes Leandro Silva, ator de teatro, Deise Gusmão, Designer de Moda e make up- hair e Cristiane Victer, professora e coordenadora do curso de Moda da Faced. Usar o termo "troca" aqui explica a força que existe no trabalho junto aos idosos, pois há um tipo de física ao lidar com a sabedoria adquirida com a idade e com o conhecimento dos profissionais.
O olhar do ator sobre envelhecer com a mente sadia também fez os alunos revisitarem tudo que possuem em si e que os torna belos. Cada um com sua trajetória e história própria, às vezes apenas precisando de um novo ponto de percepção. Uma espécie de espelho mágico que diz: -"É este o que sou. E o que eu quero refletir é uma pessoa única e com poder sobre a minha visão interior, dona de minhas rugas e lapidações do tempo".
E a cor dos lábios? O tom do grisalho ou a tinta um pouco mais escura para os cabelos? Para Deise Gusmão um penteado, um cuidado a mais com a pele para ele ou ela, tudo faz sentido para realçar cada traço, passando pelo pente ou pelo "blush", é bom sentir a cor da beleza. E ela vem de onde? pergunta a aluna pensando no que passou pelos seus 62 anos de vida... -"da alma, que carrega em si todo o leque de cores...!" ela mesma responde.
Logo em seguida, a professora aponta para os slides, descreve a maneira de ser feliz de pessoas que são exemplos de auto estima, senhores e senhoras capas de revistas, modelos, formadores de opinião com milhares de seguidores. (Isso faz parte da vida de professor... plantar nas mentes.) E alunos seniores são admiráveis, tal e qual uma tela tocada incontáveis vezes pelas cerdas de um pincel.
Desculpe-me leitor, se estou um pouco poético, ao invés de dizer como participar, o que vai acontecer no próximo semestre, quem está hoje na coordenação da Faced Senior. Neste momento é mais importante a reflexão do que é envelhecer, vestir a vida ou trazer à tona o que é belo? Afinal este foi o objetivo do encontro: reconhecer-se bonito, perceber a dignidade dos anos vividos e a se viver, dar uma nova tonalidade ao pensamento e ouvi-lo; e dizer: "este sou eu!"
Colaborador: Célio Augusto de Faria
Nenhum comentário:
Postar um comentário