sábado, 28 de outubro de 2017

Conferência Magna-Colóquio de Moda discute os processos produtivos e os crimes na moda



No dia 13/10, no Anfiteatro Guilherme R. Ferraz, da Unesp - Universidade Estadual Paulista, durante o XIII Colóquio de Moda, foi apresentada a Conferência Internacional - Vítimas da Moda: Os perigos do vestir no passado e presente, pela Dra. Alison Matthews, historiadora de arte na Universidade de Standford, professora na Escola de Moda da Universidade de Ryerson. 








Esta edição trouxe entre os eixos de discussão, os Processos Produtivos.
A conferencista, falou sobre os crimes nos processos  de produção, entre os trabalhadores e usuários da moda, sendo que o profissional deve ser um salvador da moda e não um causador de vítimas. Principalmente com relação à produtos químicos na fabricação de tecidos e materiais, causadores de doenças graves, como o cancer.
Entre os exemplos, a dra. Alison comentou que no século passado mais de 40 mil pessoas foram intoxicadas por mércurio durante a fabricação de chapéus na França, conforme dados do Instituto de Dermatologia de Paris. Outro estudo de caso foi a tintura verde de alguns tecidos que fizeram muito sucesso no século XIX, sendo um dos componentes o arsênico.
Para o futuro, Dra. Alison, também falou sobre o novo projeto "Desvendado o crime", visando perceber como a moda está ligada a crimes, de diversas formas. Outro destaque são os disfarces usados tantos pelos policiais, quanto pelos criminosos.
Para a professora Cristiane Victer, coordenadora do curso de Moda da Faced, a conferência deixou abertas várias possibilidades de estudos, além dos crime sobre a autoria da moda, como plágio, e na utilização de substâncias sem a pesquisa sobre sua toxicidade na criação de novos produtos.

Professora Cristiane Victer com Drª Alison Matthews David


Trecho da Palestra de Drª Alison em Bauru


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antropometria, o Vestuário na Terceira Idade, um Estudo de Caso Anthropometry, the Clothes in the Third Age, a Study of Case

Antropometria, o Vestuário na Terceira Idade, um Estudo de Caso Anthropometry, the Clothes in the Third Age, a Study of Case VICTER, ...