segunda-feira, 29 de outubro de 2018

"Primaveras" Projeto Escrita Criativa



Imagine-se leitor, numa sala de aula onde os alunos não são crianças, nem adolescentes ou jovens. São homens e mulheres que já atingiram a terceira idade e que estão num momento pleno de estarem realmente presentes porque querem, porque desejam, apenas buscam o inusitado, algo que não viram no tempo de colégio, ou na rotina da vida de pessoas que atingiram a maturidade.
Isto, supostamente, é uma coisa muito simples. E assim pensavam os voluntários que chegaram à Faced Senior com uma ideia desenhada de desenvolver com estes alunos um projeto de escrita criativa. Pois depois da primeira aula os professores saíram efervescentes, sentindo a vida em suas mentes, felizes com o prazer dos alunos com a aula inicial, com os resultados imediatos, com o retorno além do esperado.
A turma da Faced Senior é composta de 50 pessoas, de níveis de escolaridade bem variados, mas com grandes pontos em comum: muita experiência e estórias para contar. E os voluntários apresentaram o que seria desenvolvido. Assim foram estimulados a valorizar sua experiência de vida, suas memórias foram ativadas e buscada a interação grupal. Foi servido um chá de canela com maçã enquanto as professoras pediram aos alunos que se expusessem no tema "quando eu era pequeno".
A delicadeza da essência de lavanda espalhada pelo ar, as margaridas sobre a mesa, e aquela música " A Praça" formaram o cenário para a segunda aula, que trouxe o "bem me quer ... mal me quer". No encontro seguinte o tema foi "O presente" onde os alunos exercitaram a escrita sobre algo que receberam ou que deram, e sobre o momento em que viviam. Já o tempo Presente foi o assunto sobre o qual falaram no 4º encontro, quando também foram estimulados a escrever uma carta para qualquer pessoa que desejassem.
O fechamento deste curto trabalho desenvolvido em 5 semanas apenas foi com um sarau, onde foram expostos todos os textos, no pátio da Faced, com presença de convidados, declamadores e aberto a participação espontânea dos alunos.
Cristiane Gontijo Victer e Maria Luiza Gonçalves Faria atuaram à frente do projeto, que contou com a assistência de Tania Aparecida Silva e com a colaboração de Célio Augusto de Faria. Mas para descrever a emoção dos participantes, explicam os voluntários, seria preciso muito mais que palavras, expor a admiração mútua neste pequeno texto é impossível, mas você leitor, pode imaginar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antropometria, o Vestuário na Terceira Idade, um Estudo de Caso Anthropometry, the Clothes in the Third Age, a Study of Case

Antropometria, o Vestuário na Terceira Idade, um Estudo de Caso Anthropometry, the Clothes in the Third Age, a Study of Case VICTER, ...