Foto: Sarah Pflug
4. A definição dos personas
Persona na verdade, podem ser considerados personagens
fictícios que representam sua marca. Quando definimos bem o persona ou personas,
temos uma maior chance de acertar na coleção. A metodologia que utilizo para
criação dos personas é a mesma utilizada pelo marketing. Existem aplicativos
específicos para isto. Eu utilizo o https://geradordepersonas.com.br/.
Para uma coleção você pode montar mais de uma persona e quanto mais informações
você colocar, mais completo será seu formulário. As informações devem estar em
sintonia principalmente com o setor de vendas, lembra quando eu disse de grudar
no pé das vendedoras? Utilize todas as informações conseguidas por lá para o seu gerador de personas. Imprima-os e coloque no seu mural de tendências.
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5. A escolha da temática
Agora que você está de posse de
informações fundamentais está na hora da criação propriamente dita. Uma nova
visita ao site de tendências e ou pesquisas in loco são fundamentais. É importante que sua pesquisa seja feita com o olhar de seus personas. Tente o exercício de pensar
como eles, pensar no que gostam e até no que não gostam de forma alguma. Logo em seguida é hora de escolher a temática, ela na verdade poderá ser um filme de época, uma cidade, um poema, ou qualquer coisa que esteja em sintonia com a tendência escolhida. De posse de todas as informações dos cinco passos, agora mãos à obra! É escolher a cartela de cores, tecidos, shapes... Tudo deve estar de acordo com a temática.
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